Você sabia que a maioria dos clientes perdidos é devido ao atendimento inadequado?

8 de junho de 2017

Várias pesquisas demonstram isso, ou seja, que o principal motivo da perda de clientes é devido ao mau serviço e não a um mau produto.

A qualidade do produto representa na média 14% dos motivos de perdas de clientes.

Interessante perceber que a maioria das empresas se preocupa muito mais com a qualidade do produto, de certa maneira negligenciando um ponto importantíssimo, que é a qualidade do serviço.

Ainda vejo empresas deixarem em segundo plano o desenvolvimento de seus colaboradores, ou quando o fazem, são treinamentos técnicos, essenciais ao desenvolvimento do trabalho específico ou atualização em função de novas tecnologias implantadas.

Qualidade do produto é importante? Claro que é! E deve ser buscada e melhorada o tempo todo. É uma preocupação que deve ser constante, mas não é suficiente.

Hoje, se a empresa está no mercado é porque ela tem produto de qualidade, ou seja, a qualidade em si não é mais um diferencial.

Num outro enfoque: Num mundo globalizado e com mercado cada vez mais “comoditizado”, ou seja, onde os produtos estão cada vez mais parecidos e com qualidades similares, onde está o diferencial? No serviço de qualidade! E o serviço depende de que? De pessoas.

Com o cuidado adequado no atendimento, a empresa deixa de incorrer em uma série de outros custos. Afinal, é mais barato (e fácil) manter, conquistar ou reconquistar um cliente?

Não seria bom pensar nisso?

Para pensar: Como comenta o ilustre palestrante Alfredo Rocha, Atendimento é Venda, Venda é Atendimento. Para aumentar a Venda, melhore o Atendimento!

Carlos Trubbianelli
Autor do livro: Como Vender Mais e Melhor
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