Jogo da Produção e Distribuição

27 de julho de 2023

Os jogos de empresas ou corporativos são aplicados há décadas, com diferentes
modalidades, estilos, objetivos e público.

O que é o Jogo da Produção e Distribuição?

Dentre os clássicos jogos empresariais, um que se destacou na década de 60 e até hoje é utilizado em faculdades e cursos in-company é o Jogo da Produção e Distribuição, também conhecido como Jogo da Cerveja ou Beer Game.

O tradicional jogo, foi criado no final dos anos 50 pelo engenheiro de sistemas e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Jay Forrester.

Foi concebido para simular o fluxo de materiais e informações numa cadeia simplificada de produção e distribuição.

Objetivo:

Esse Jogo é um simulador gerencial de tomada de decisões que estimula os participantes a agir e pensar de forma sistêmica exercitando o planejamento e o raciocínio lógico.

O objetivo é proporcionar por meio dessa dinâmica efetivo desenvolvimento comportamental da equipe, de forma a valorizar e inter-relacionar as capacidades individuais e coletivas constatando a importância da comunicação e colaboração entre os participantes, em função da analogia da verificação dos problemas enfrentados na dinâmica quando comparados ao dia a dia nas empresas.

O grande diferencial das empresas está cada vez mais nas suas pessoas. Atualmente equipamentos, componentes e produtos estão cada vez mais parecidos. Assim, a forma com que são apresentados ao mercado torna-se fundamental, pois hoje o cliente quer uma experiência positiva com o fornecedor.

Onde se aplica o Jogo da Produção e Distribuição?

É, normalmente, utilizado em cursos de graduação, como engenharia e produção, administração, logística, engenharia civil e diversos outros que contenham disciplinas relacionadas à gestão ou logística.

É também amplamente utilizado em cursos de pós graduação, MBAs e em treinamentos de executivos e equipes (In Company), proposto aqui.

Desenvolvimento do trabalho:

Por meio de reuniões, dependendo do número de participantes e da necessidade.

Apresentação do Jogo, origem, utilização e dinâmica.

Aplicação do exercício com tabuleiro e demais componentes próprios para a execução da dinâmica.

Apresentação dos resultados da dinâmica e discussão dos mesmos numa interação com os participantes permitindo assim que eles percebam os pontos importantes do trabalho diário em equipe e onde se discutirão diversos itens.

A dinâmica é realizada sobre um tabuleiro que representa toda a cadeia de produção e distribuição de um produto

Existem quatro setores: Varejista, Atacadista, Distribuidor e a Fábrica, que são organizados em uma cadeia linear de distribuição.

Cada rodada simula uma semana de trabalho na cadeia produtiva, onde transporte de produtos acontecem e os pedidos são decididos por cada jogador.

Na devolutiva são apresentados gráficos de cada área e discutido os acontecimentos com a equipe.

Alguns dos tópicos abordados:

  • Efeito Chicote;
  • Comunicação;
  • Conhecimento;
  • Ambiente Competitivo X Colaborativo;
  • Trabalho em Equipe;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Boas práticas, entre outros.

Carga Horária:

Formatos personalizados às necessidades de cada empresa.

Instrutor:

Carlos Trubbianelli

Engenheiro Mecânico e técnico Eletromecânico com mais de 30 anos de experiência em empresas de grande porte no setor de bens de capital, conhecendo diferentes equipamentos e mercados. Destacada atuação na área comercial nos setores de Mineração, Fertilizantes, Siderurgia, Cimento, Química e Alimentos, ocupando posições de liderança e consolidando-se como especialista na abertura de novos mercados e implantação de novas tecnologias. Grande experiência no mercado internacional, com viagens constantes para vários países das Américas, Europa e África.

Participação ativa na ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, por mais de 30 anos e hoje Vice-Presidente da Câmara Setorial de Cimento e Mineração; Diretor Conselheiro e membro do Conselho de Mineração e Metalurgia e do Conselho de Eólica e do Conselho de Competitividade.

Ministra cursos, treinamentos, palestras e seminários nacionais e internacionais nos mais diversos níveis e mercados para indústrias, comércio e instituições.

Colunista da revista Agregados Online, além de publicações de matérias em várias revistas de diferentes setores.

Autor do livro: Como Vender Mais e Melhor – Editora Letramento

Autor do e-book: Movimentos Vibratórios das Peneiras de Classificação.

Analista comportamental Certificado Style Matters – Que avalia o estilo predominante para lidar com conflitos em estado de calma e de estresse.