O Mapa da Mina

31 de julho de 2023

Um dos passos de grande importância para o sucesso de um Planejamento Estratégico, ou de uma ação específica necessária, é desenvolver ferramentas ou utilizar as existentes com esse objetivo.

Em conversas com vários clientes e parceiros, percebemos a necessidade de alguns em ter uma ferramenta ou uma consultoria de trabalho para ajudar a empresa a identificar as oportunidades nos diferentes mercados de atuação e ajudar a tomar decisões em função disso.

Nasce daí o que chamamos de Mapa da Mina ou Mapa do Setor.

Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, informações corretas e a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes.

O Mapa da Mina é excelente neste quesito!

O que é o Mapa da Mina?

O Mapa da Mina, é basicamente, a elaboração de um levantamento dos vários setores de atividade que a empresa estiver focando em desenvolver, atuar, conquistar, etc.

Ele funciona como um mapeamento desses setores, ajudando a identificar a maioria dos equipamentos, componentes ou serviços necessários para o desenvolvimento de cada atividade específica, e com isso o levantamento de oportunidades de negócios em cada elo da cadeia produtiva.

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é proporcionar levantamento de informação confiável para identificação de oportunidades de negócios nos diferentes setores de atuação da empresa, gerando documentos para utilização como guia, principalmente para os vendedores, além de outros departamentos da empresa.

Desenvolvimento do trabalho:
Por meio de reuniões mensais ou com outra periodicidade, dependendo da necessidade, com os colaboradores determinados pela empresa.

  • Desenvolver junto com a equipe um fluxograma de processo com os equipamentos, componentes ou serviços possíveis de utilização para cada setor a ser estudado pela priorização da empresa.
  • Identificar e elencar com o grupo de trabalho as soluções e possiblidade de fornecimento em cada parte de cada setor estudado inserindo no Fluxograma com a nomenclatura da empresa.
  • Com base nesse documento inicial o próximo passo é identificar as oportunidades que a empresa pode ter em cada setor.
  • Com as duas informações anteriores podemos mensurar o tamanho aproximado do mercado em questão e elaborar documentos que sirvam como guia e ajudem cada integrante das equipes a desenvolver melhor e com maior efetividade seus trabalhos.

Alguns documentos gerados com a equipe:

  • O Mapa do Setor – Planilha com todos os equipamentos levantados e as soluções possíveis com inclusão de valores gerando uma previsão de tamanho de mercado e oportunidades.
  • Lista de Equipamentos e/ou processos da cadeia produtiva do setor incluindo as soluções disponíveis para cada item.
  • Check List – Com determinação de pontos de verificação para elaboração de estratégia.
  • Planilha de Plano de Ação – Detalhando os trabalhos e necessidades para elaboração dos documentos finais.
  • Fluxograma da cadeia produtiva do setor.
  • Folder do Setor – com fluxograma, lista de equipamentos para cada área, lista de soluções disponíveis com legenda para uso com os clientes e treinamento de equipes.
  • Outros documentos necessários levantados durante as reuniões com as equipes.

Providências necessárias por parte da Empresa:

  • Definir o(s) setor(es) sobre o(s) qual(ais) será(ão) desenvolvidos os Mapa(s) da Mina;
  • Determinação do(s) grupo(s) de trabalho que se envolverá(ão) nesse processo;
  • Disponibilizar sala para os trabalhos com os meios necessários adequados, como Data Show, Flip Chart, etc…

Importante: Esse trabalho pode ser complementado com a elaboração de um plano de ação em função dos dados obtidos no Mapa da Mina e os objetivos da empresa de forma geral ou para cada setor específico.