Movimentos Vibratórios das Peneiras de Classificação

4 de dezembro de 2023

O setor de mineração, incluindo o setor de agregados neste contexto, está cada vez mais exigente em relação à qualidade de seus produtos, e portando, está sempre em busca das melhores condições possíveis de trabalho nesse sentido, atendendo a vários quesitos, como alta performance, segurança operacional, versatilidade, baixo consumo energético, além de atenção constante para mitigar impactos ambientais. Além do uso de boas práticas, por vezes, informações técnicas simples podem ajudar nesse quesito.

Com isso, pensamos em trazer algumas informações que podem ser úteis para todos que estão envolvidos nos diversos setores, facilitando o dia a dia de trabalho numa planta de britagem ou em qualquer outra área ou processo que necessite de classificação e utilizem peneiras vibratórias para isso. 

Objetivo:

Abordar alguns dos principais sistemas de acionamento utilizados nas peneiras de classificação que permitem diferentes movimentos vibratórios. 

O intuito não é entrar tão profundamente no assunto, mas, levantar algumas informações e questões que possam ajudar a identificar os tipos de vibrações existentes e com isso entender suas características, possíveis ajustes e limitações.

Desenvolvimento do trabalho:

Por meio de reunião presencial de treinamento com os colaboradores determinados pela empresa.

Tópicos abordados:

  • Introdução
    • O que é vibração?
    • Por que vibrar?
  • Movimentos vibratórios das peneiras de classificação
    • Movimento Livre Circular
    • Movimento Circular excêntrico
    • Movimento Livre Linear
    • Movimento Elíptico
    • Movimento de Alta Frequência
  • Comparação entre os movimentos vibratórios das peneiras

A quem se destina:

A todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas na utilização ou fabricação de peneiras vibratórias, como:

Manutenção, Pós-venda, Atendimento, Diretores, Gerentes, Supervisores, Executivos em Geral, Engenharia (Aplicação e Produto), Assistência Técnica, Produção, Qualidade, etc…

Carga Horária:

Formatos personalizados às necessidades de cada empresa.

Instrutor:

C:\Users\LG\Documents\Carlos\CMT\Camatru\Site\Fotos\Fotos selecionadas\CARLOS TRUBBIANELLI - site - PxB.jpgCarlos Trubbianelli

Engenheiro Mecânico e técnico Eletromecânico com mais de 25 anos de experiência em empresas de grande porte no setor de bens de capital, conhecendo diferentes equipamentos e mercados. Destacada atuação na área comercial nos setores de Mineração, Fertilizantes, Siderurgia, Cimento, Química e Alimentos, ocupando posições de liderança e consolidando-se como especialista na abertura de novos mercados e implantação de novas tecnologias. Grande experiência no mercado internacional, com viagens constantes para vários países das Américas, Europa e África.

Participação ativa na ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, por mais de 25 anos e hoje Vice-Presidente da Câmara Setorial de Cimento e Mineração; Diretor Conselheiro e membro do Conselho de Mineração e Metalurgia e do Conselho de Eólica e do Conselho de Competitividade.

Ministra cursos, treinamentos, palestras e seminários nacionais e internacionais nos mais diversos níveis e mercados para indústrias, comércio e instituições.

Colunista da revista Agregados Online, além de publicações de matérias em várias revistas de diferentes setores.

Autor do livro: Como Vender Mais e Melhor – Editora Letramento

Autor do e-book: Movimentos Vibratórios das Peneiras de Classificação.

Analista comportamental Certificado Style Matters – Que avalia o estilo predominante para lidar com conflitos em estado de calma e de estresse.