Movimentos Vibratórios das Peneiras – Alta Frequência

28 de dezembro de 2020

Movimentos vibratórios das peneiras: entenda como funciona o acionamento com movimento de alta frequência.

Neste artigo vamos falar de mais um sistema de acionamento utilizado nas peneiras vibratórias: o que gera o movimento ou a vibração de Alta Frequência.

Este é outro movimento vibratório importante para a classificação de diversos materiais nos mais variados processos, principalmente quando é necessária uma classificação mais fina.

A principal característica desse tipo de acionamento, como o próprio nome já diz, é trabalhar com uma frequência elevada e em contrapartida uma amplitude menor que as utilizadas em outros movimentos vibratórios.

Para esse tipo de movimento existem várias alternativas de solução tanto com relação às tecnologias, como na configuração dos equipamentos, então abordaremos alguns deles.

Um dos primeiros sistemas utilizados para gerar esse tipo de vibração foi com a utilização de cabeçotes eletromagnéticos. Esses cabeçotes são dispostos na parte superior da peneira em número suficiente para cobrir toda a área de peneiramento, já que eles têm um campo de ação limitado. (FOTO 1)

Peneira de Alta Frequência com Cabeçotes Eletromagnéticos

FOTO 1 – Peneira de Alta Frequência com cabeçotes eletromagnéticos

Uma das soluções de montagem desse tipo de acionamento é fazer com que cada eixo de cada cabeçote eletromagnético atravesse a tela da peneira e fique fixado por meio de arruelas e porcas.

Outra configuração no tipo de montagem para essa solução de vibração, está nos cabeçotes eletromagnéticos não ficarem solidários, ou seja, fixados na tela, mas sim sobre a tela.

Nesse caso cada eixo atua em um disco fixado na tela. Dessa maneira cada eixo trabalha golpeando um disco ao invés de levar e trazer a tela em cada movimento como na solução anteriormente descrita. (FIGURAS A e B)

No alt text provided for this image

FIGURA A – Detalhe de cabeçote eletromagnético na configuração golpeando em disco fixado na tela.

No alt text provided for this image

FIGURA B – Sequência de cabeçotes eletromagnéticos na configuração golpeando em discos posicionados na tela.

Com a melhoria da tecnologia dos motovibradores (FOTO 2), esse equipamento começou a ser utilizado também para gerar o movimento de alta frequência utilizando-o com maiores rotações que quando utilizados para outros tipos de movimentos (circular ou linear) mencionados em matérias anteriores.

No alt text provided for this image

FOTO 2 – Motovibrador

Uma das primeiras soluções com o uso de motovibradores foi a utilização com o mesmo conceito de montagem descrito anteriormente, ou seja, instalados na parte superior da peneira (FOTO 3).

No alt text provided for this image

FOTO 3 – Peneira com motovibradores posicionados na parte superior.

Esses equipamentos são montados sobre uma estrutura móvel na parte superior, e por meio de um eixo com montagem perpendicular a essa estrutura, transmitem a vibração para as telas, mantendo a caixa da peneira estática (FOTO 4).

No alt text provided for this image

FOTO 4 – Detalhe do sistema de vibração com motovibrador posicionado na parte superior da peneira

Existem outras configurações de projeto com o uso de motovibradores que aumentam a gama de possibilidades de soluções, entre elas temos a utilização dos motovibradores montados numa estrutura com travessas sob a tela fazendo com que todo esse conjunto se movimente transmitindo a vibração diretamente para as telas. As telas são esticadas (tensionadas) sobre essas estruturas não deixando espaço entre as partes e, portanto são induzidas a vibrar junto (Figuras C e D).

No alt text provided for this image

FIGURA C – Peneira com motovibradores posicionados sob a tela.

No alt text provided for this image

FIGURA D – Detalhe do sistema de vibração com motovibrador posicionado sob a tela.

Nesse caso a caixa da peneira também se mantem estática, e por meio de coxins posicionados entre a estrutura vibrante e a caixa da peneira as vibrações são minimizadas.

Normalmente para manter a tela metálica tensionada se utiliza molas prato que absorvem o movimento da tela com a vibração, mantendo-a em contato com as travessas evitando golpes ou batimentos indesejados.

Mais uma possibilidade com o mesmo tipo de estrutura montada sob as telas, é a utilização de motovibradores montados na lateral da peneira para vibrar essa estrutura (FOTO 5).

No alt text provided for this image

FOTO 5 – Peneira com motovibradores posicionados na lateral da caixa.

Vibradores Eletro-Hidráulicos

O vibrador Eletro-Hidráulico, é mais um tipo de acionador para Peneiras de Alta Frequência, que possui as mesmas características com relação a maneira de gerar amplitude como nos motovibradores (por meio de massas centrifugas ajustáveis), mas a frequência (rotação) é gerada por um sistema eletro-hidráulico.

Eles são usados exatamente da mesma maneira que os motovibradores na configuração de posicionamento em estrutura abaixo da tela.

Com relação a ajustes das condições dinâmicas esses equipamentos são bastante versáteis permitindo mudar a amplitude de vibração (aumentando ou diminuindo o peso centrífugo) e/ou mudando a frequência, ou seja, a rotação com utilização de inversores de frequência nos motovibradores, ou controladores de vazão nos acionamentos eletro-hidráulicos.

Lembrando sempre que essas mudanças requerem o cuidado para que as condições dinâmicas não ultrapassem o limite para o qual o equipamento foi projetado, principalmente quando a caixa vibra junto, portanto recomendamos contato com o fabricante antes de qualquer modificação.

Uma versatilidade importante, desde que se use inversores e controladores de vazão individuais, é a possibilidade de ajuste para cada módulo de tela ou regulagem diferente para cada vibrador, facilitando o ajuste para classificação com diferentes materiais ou granulometrias.

A ação gravitacional é fundamental

A vibração de Alta Frequência por si só não transporta o material, então para isso é necessário que a peneira tenha inclinação suficiente para que a ação da gravidade exerça essa função.

O ajuste dessa inclinação é fundamental para obter a velocidade ideal que permita a combinação entre capacidade e eficiência de classificação. Em função disso, muitos fabricantes oferecem o equipamento com inclinação ajustável

Algumas soluções com motovibradores ou com vibradores eletro-hidráulicos vibram a peneira toda e não somente a tela. Essa solução é mais usada para peneiramento a úmido (com polpa) e pode ter diferentes configurações construtivas (FOTO 6 e 7).

No alt text provided for this image

FOTO 6 – Peneira com motovibradores proporcionando vibração em todo o equipamento.

Como a água utilizada nessas peneiras ajuda no transporte, uma diferença entre peneiras de classificação a seco e a úmido está na inclinação do equipamento.

No alt text provided for this image

FOTO 7 – Peneira com motovibradores proporcionando vibração em todo o equipamento.

As peneiras de classificação a seco podem variar de inclinação entre 30 e 40º, enquanto as peneiras de classificação a úmido podem ficar em torno dos 20 a 25º.

Obs: Outro ponto importante para conseguir a melhor eficiência de classificação é utilizar a tela correta para cada aplicação, tanto com relação ao material como ao tipo de abertura, mas não trataremos desse ponto nessa matéria.

Algumas características das peneiras com movimento de Alta Frequência:

Frequência e amplitude ajustáveis;

A caixa da peneira pode ser estática ou vibratória;

Possibilidade de regulagens diferentes para cada acionamento ou setor da peneira;

Possibilidade de ajuste de inclinação (dependendo da solução de cada fabricante);

Equipamento versátil para a aplicação;

Maio utilização para cortes entre 0,045 e 10mm.

Fontes: Imagens e publicações de trabalhos das empresas, Astec, Derrick, Haver & Boecker, Metso e Simplex disponíveis na internet.

Carlos Trubbianelli
Diretor da Camatru Consultoria e Treinamento
Autor do livro “Como Vender Mais e Melhor“, da Editora Letramento.
*Matéria escrita para a revista agregados online
carlos@camatru.com.br
www.camatru.com.br
www.agregadosonline.com.br